Image Map

05 junho 2013

Provinha Brasil 2013


A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.
A Provinha Brasil 2013/1 está sendo distribuída às redes de ensino durante o mês de abril e maio de 2013.
Os quantitativos do material foram calculados com base no total de estudantes de 2º ano regular /2ª série regular declarado pelas escolas urbanas e rurais ao Censo Escolar 2012. Esses quantitativos foram também acrescidos de 5% de material extra.
A data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino. A novidade este ano é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil 2013/1, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.
O referido sistema está em fase de finalização e em breve estará acessível às escolas e redes. Fonte

Matrizes de Referência
Confira abaixo as Matrizes de Referência das Avaliações de Leitura e Matemática.
Como elaborar itens

Nenhum comentário:

Postar um comentário