Image Map

17 novembro 2013

PROcle - "À Procura da Compreensão da Língua Escrita" - Élie Bajard

Facebook
O Projeto: "À Procura da Compreensão da Língua Escrita" teve início no dia 22/04/13, sob a liderança do Educador Francês Élie Bajard. Mensalmente os educadores das escolas envolvidas se reúnem com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação e o referido professor.
O trabalho que estamos realizando visa à formação de 18 professores da Rede Municipal, sendo 12 da Educação Infantil e 6 do Ensino Fundamental, numa abordagem alternativa sobre a língua escrita que supera a dicotomia entre a “extração da pronuncia” e a “extração da compreensão”. 
Esses encontros de formação acontecem a partir de três instrumentos: “A sessão de mediação, a descoberta do nome e a descoberta do texto”.
Veja abaixo o trabalho realizado por uma das educadoras envolvidas no projeto utilizando o instrumento: sessão de mediação em uma escola de educação infantil da nossa cidade. 
(...) "Nessas situações os ouvintes se beneficiam da mediação em voz alheia para ter acesso à história do livro - como dizem as crianças, para distingui-las da história da boca, improvisada pelo contador. Assim, as duas formas de texto - sonora e impressa - requerem um conjunto distinto de operações mentais para serem compreendidas. É desse modo que, hoje, a criança entra na cultura da língua escrita pela escuta e manuseio do livro antes de ser alfabetizada, enquanto no passado, o mundo da escrita era acessado apenas através da cartilha. As condições sociais de alfabetização mudaram; a abordagem das correspondências entre sons e letras não constitui o rito de iniciação no mundo letrado". (...) Élie Bajard 

Nenhum comentário:

Postar um comentário