Image Map

29 novembro 2013

Alunos participam de uma grande comemoração: foi aniversário do Seu Alfabeto

Os alunos do 1° ano, da EMEF Reny Pereira Cordeiro, organizaram uma grande comemoração para o aniversário do Seu Alfabeto. A ideia surgiu após uma leitura deleite realizada pela professora da turma. No livro, de Amir Piedade, as letras do alfabeto são apresentadas uma a uma através de um texto extremamente interessante e cada convidado leva para Seu Alfabeto um presente que representa a sua letra. No decorrer da festa há muita confusão... Envolvidos com a história, os alunos resolveram realizar uma festa de verdade para comemorar o aniversário do personagem. 
Para essa atividade os alunos elencaram como poderiam desenvolver o projeto, orientados pela professora como facilitadora recolheu e interpretou as contribuições dos alunos e contrastou com suas intenções e com sua prática, considerando a participação ativa do educando no processo ensino-aprendizagem. 
A turma elaborou tarefas como leitura e produção de texto, pesquisas de como surgiram as festas de aniversário, produções de lista de convidados, lista de compras, receitas de bolo e de brigadeiro, trabalharam com medidas, realizaram comparação de preços dos ingredientes necessários para as receitas utilizando folhetos de diversos supermercados de Marília. Por fim, confeccionaram os convites e enviaram aos convidados, finalizando o projeto com uma linda festa.
O aniversário foi do Seu Alfabeto, mas quem ganhou o presente foi a garotada!
Conheça a história:

Mais fotos:

Projeto "Entre na Roda" - EMEF Antonio Ribeiro

O Projeto Entre na Roda, em duas modalidades Educação Infantil e Ensino Fundamental, oferece apoio a secretarias municipais, estaduais e a instituições para formar orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade, para que atuem em diferentes espaços – escolas, bibliotecas, associações, hospitais, asilos etc. –, estimulando o gosto pela leitura.
Com quem faz
O projeto é uma iniciativa da Fundação Volkswagen e integra o Programa Território Escola. O Cenpec elabora e distribui os materiais de apoio, faz o acompanhamento das ações nas escolas e em outros espaços de leitura onde o projeto foi implantado e encarrega-se do programa de formação para profissionais e voluntários que exercem o papel de orientadores.
Destaque
Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 ou 200 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação de mediadores de leitura, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas e outras atividades orientadas pelo ProjetoFonte
Conheça melhor o Projeto!

CONVITE DE FORMATURA DA EJA - Educação de Jovens e Adultos

Prestigie!

Sarau literário na EMEI Sementinha

Para encerrar o Projeto “Poesias: Uma grande descoberta” desenvolvido ao longo de 2013 foi realizado no dia 20/11/2013 na EMEI “Sementinha” um lindo e rico Sarau Literário com o intuito de apresentar aos pais e comunidade em geral todo o trabalho realizado com este Projeto. O objetivo central do mesmo foi despertar nas crianças, Professores e toda comunidade o gosto pela leitura, em especial pelo gênero poesia e também ampliar o universo cultural das crianças.
O sarau foi organizado em quatro apresentações com poesias de Elias José, Pedro Bandeira, Cecilia Meirelles, José Paulo Paes entre outros.
Toda a comunidade pôde contemplar momentos belíssimos em que as crianças recitavam muito felizes e extremamente envolvidas diferentes poesias.

28 novembro 2013

Secretaria Municipal da Educação participa de Colóquio Internacional na França sobre bibliotecas e laboratórios de informática no meio escolar

Na próxima semana a Secretária Municipal da Educação, Profª. Fabiana Rodrigues Cruvinel, participará em conjunto com professores pesquisadores da UNESP de Marília, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Estadual de Londrina de um evento na cidade de Lyon- França para discutir propostas educacionais voltadas ao uso das bibliotecas escolares e dos laboratórios de informática nas escolas de Ensino Fundamental.
A Secretária fará uma palestra a respeito do tema divulgando como a rede municipal concebe e trabalha com os alunos as Tecnologias da informação, TICs, atreladas à cultura impressa, às práticas nas bibliotecas escolares. O objetivo é a troca de experiências e a socialização de pesquisa entre os dois países objetivando a formação de cidadãos que saibam lidar de forma eficiente com a linguagem escrita e com a linguagem virtual. 
« Com o título « Fonctionnement des laboratoires informatiques et des bibliothèques scolaires dans les écoles élémentaires de Marilia », iremos divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos instrutores de informática, professores e alunos no decorrer de 2013 que resultaram em excelentes experiências de aprendizagem, uma forma de valorização dos nossos docentes já que seus projetos atravessarão fronteiras »- destaca a Secretária. A secretária ressalta ainda que esta rica oportunidade só será possível em virtude do investimento da Prefeitura Municipal em todos os aspectos da nossa rede de ensino como a informática e as bibliotecas. Neste ano, oferecemos curso na área, participação de evento, estamos realizando reforma nestes espaços, adquirindo novos livros, enfim, um amplo investimento na qualidade do ensino. Um destaque que será discutido durante o colóquio é o uso da informática para além de software educativo, que muitas vezes apenas reproduzem o que está no livro didático. Longe dessa proposta, a rede municipal tem primado pelo uso da tecnologia como ferramenta para o ensino e a aprendizagem e os professores têm feito isto com muita competência. 
O evento será realizado no l’Institut Français d’Éducation em Lyon nos dias 04 e 05 de dezembro, conforme programa abaixo.

Nono encontro do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa

Pauta

Leitura deleite – Apresentação do vídeo “3 Tempos”
Construção de um Projeto Didático
Leitura deleite–“O Tempo”
“Boas situações de Aprendizagem”
A pesquisadora argentina Delia Lerner classificou o trabalho em classe em três grandes blocos - atividades permanentes, sequências didáticas e projetos didáticos -, que hoje são conhecidos como modalidades organizativas. Como em um jogo de encaixar peças, planejar o uso dos três ao longo do ano exige visão global do processo e capacidade de projetar cenários e encadear situações, pois eles são módulos complementares que podem ser interligados ou usados separadamente, em montagens que devem levar em consideração os objetivos e os conteúdos a trabalhar.
Para ela, esse tipo de organização deve ser compartilhado por todos os professores, independentemente de série ou disciplina. "Planejar dessa forma ajuda a pensar o progresso dos alunos e favorece a retomada consciente de conteúdos durante a vida escolar. Se determinada turma leu muitos contos de fadas no 1º ano, vai realizar mais facilmente um projeto de produção de um livro quando chegar ao 2º", exemplifica. "Mas estabelecer esse tipo de rotina não significa criar uma camisa de força. A ideia é programar cada detalhe, com materiais e abordagens pré-analisadas e estudadas, mas saber que imprevistos podem surgir."
Atividade permanente
As definições e especificidades de cada uma das modalidades organizativas são bem claras. As atividades permanentes (também chamadas de atividades habituais) devem ser realizadas regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Normalmente, não estão ligadas a um projeto e, por isso, têm certa autonomia. As atividades servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e construir hábitos. Por exemplo: a leitura diária em voz alta faz com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores. Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale sempre contar para as crianças que a atividade em questão será recorrente - ao longo do semestre ou mesmo do ano todo.
Sequência didática
Já a sequência didática é um conjunto de propostas com ordem crescente de dificuldade. Cada passo permite que o próximo seja realizado. Os objetivos são focar conteúdos mais específicos, com começo, meio e fim (por exemplo, a regularidade ortográfica). Em sua organização, é preciso prever esse tempo e como distribuir as sequências em meio às atividades permanentes e aos projetos. É comum confundir essa modalidade com o que é feito no dia a dia. A questão é: há continuidade? Se a resposta for não, você está usando uma coleção de atividades com a cara de sequência.
Projeto didático
Por fim, temos o projeto didático, modalidade que muitas vezes se confunde com os projetos institucionais (que envolvem a escola toda). Suas principais características são a existência de um produto final e objetivos mais abrangentes. Os erros mais comuns em sua execução são certo descaso pelo processo de aprendizagem, com um excessivo cuidado em relação à chamada culminância. Fonte
Fotos:

Convite da Formatura de EMEI

Convite da Formatura de EMEI

Agradecimento às Diretoras de Escolas Municipais de Educação Infantil pelas formaturas dos dias 21,22 e 23 de novembro de 2013.

A Secretária Profª Dra. Fabiana Rodrigues Cruvinel em nome da Secretaria Municipal da Educação de Marília agradece o brilhante trabalho realizado pelas Diretoras e Equipes das Escolas Municipais de Educação Infantil Copo de Leite, Arco Íris, Bem me Quer, Chapeuzinho Vermelho, Fernando Mauro, Monteiro Lobato, Walt Disney, 1,2... Feijão com Arroz, Ciranda Cirandinha, Criança Feliz, Primavera, Roda Pião, das CMEIs Restaurante Infantil e Lar da Criança e da EMEFEI Roberto Caetano Cimino.

EMEF GABALDI PROMOVE FEIRINHA DE CIÊNCIAS

No decorrer do segundo semestre deste ano os alunos 2º ano B - Profª Simone trabalharam com textos instrucionais (experimentos). Foram exploradas as áreas de língua portuguesa e ciências. Os alunos tiveram a oportunidade de por em prática todas experiências estudadas.
Em culminância deste trabalho, realizamos no dia 08 de novembro de 2013 uma feira de ciências, na qual tivemos a oportunidade de receber todas as turmas da escola para prestigiar este acontecimento tão importante para o 2º ano B.
As experiências demonstradas na feira foram: “garrafa chuveirinho” (nesta experiência os alunos percebem a força da pressão atmosférica através dos furos da garrafa pet, pois quando a garrafa se abre a água cai, quando fecha a água para de cair); “papel mágico” (nesta experiência também trabalha-se sobre a pressão atmosférica; “papel que não molha” (nesta experiência os alunos percebem a presença do ar, pois ao afundar o copo na água de boca para baixo o ar não deixa a água entrar no copo); “teste da caneta preta” (neste experimento os alunos percebem que na cor preta têm outras cores).
Foi um sucesso!
Veja o vídeo

Fotos

SARAU DE POESIAS NA EMEF GABALDI!!!!

No último dia 25 de novembro os alunos do 4º ano c da professora Cristiane Sanches lançou o livro “Crianças Poetas”. Uma coletânea de poemas elaborados pelos alunos como culminância do trabalho com poesias durante o ultimo bimestre. A tarde de evento contou também com amostra de poesia falada, onde todos os alunos da escola puderam apreciar com os olhos, ouvidos e coração a beleza de poemas escritos por autores já consagrados em um sarau de poesias apresentados pelos alunos. Para encerrar a tarde cultural a EMEF realizou o lançamento do livro de poesias “Crianças Poetas” e a sessão de autógrafos.
Sessão de Autógrafos
Fotos:
Dai-me a alegria
Do poema de cada dia. 
E que ao longo do caminho 
Às almas eu distribua 
Minha porção de poesia. . 
Mario Quintana
Poesias


Pretendo que a poesia tenha
a virtude de, 
em meio ao sofrimento
e o desamparo,
acender uma luz qualquer, 
uma luz que não nos é dada, 
não desce dos céus, 
mas que nasce das mãos 
e do espírito dos homens 
FERREIRA GULLAR

26 novembro 2013

ALUNOS DA EJA ASSISTEM A APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA NA EMEF “PROF. OLÍMPIO CRUZ”.

No dia 13 de novembro os alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal da Educação estiveram reunidos na EMEF “PROF. OLÍMPIO CRUZ” em mais um dia de atividades da “Semana de Interação e Cultura da EJA”. Na ocasião, cerca de 160 alunos tiveram a oportunidade de apreciar a uma belíssima apresentação de capoeira. 
O grupo, dirigido pelo Mestre Fábio, faz parte da comunidade local e desempenha um brilhante trabalho social com crianças e adolescentes do bairro. Os praticantes da Capoeira encontram elementos fundamentais para o exercício da cidadania e promoção da autoestima, bem como o resgate das raízes étnico-culturais brasileiras. As rodas de capoeira apresentam a aceitação imediata por parte de crianças e adolescentes, pois permitem formas de identificação, sejam elas pela luta, pela dança, canto, instrumentos musicais em que, dentro de sua proposta, a espontaneidade, criatividade e alegria trazem ótimos resultados. 
Nessa mesma ocasião, os alunos da EJA tiveram a oportunidade de desfrutar de um delicioso lanche e de participar de atividades esportivas, oficinas de corte de cabelo e maquiagem com profissionais do SENAC de Marília e da Cosmetil – perfumaria. Ao final da noite, todos participaram de um grandioso bingo com diversos prêmios.
Fotos

Palestra: “Qualidade de vida na terceira idade” - Isabel e Fabiana – DRS IX

Diante da realidade inquestionável das transformações demográficas iniciadas no último século e que nos fazem observar uma população cada vez mais envelhecida, evidencia-se a importância de garantir aos idosos não só uma sobrevida maior, mas também uma boa qualidade de vida.
O conceito de qualidade de vida está relacionado à auto-estima e ao bem-estar pessoal e abrange uma série de aspectos como a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o próprio estado de saúde, os valores culturais, éticos e a religiosidade, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive. O conceito de qualidade de vida, portanto, varia de autor para autor e, além disso, é um conceito subjetivo dependente do nível sociocultural, da faixa etária e das aspirações pessoais do indivíduo. Fonte
O estudo acima teve como objetivo conhecer a opinião da população com 60 anos ou mais de um município de porte médio do interior do Estado de São Paulo sobre o que é, para eles, qualidade de vida. Vejamos:
Categoria 1 - Preservando os relacionamentos interpessoais (49% - 179 idosos): significa poder manter fortalecidos em número e qualidade os vínculos com a família, contribuindo se possível com a educação de filhos e netos, bem como estendendo a vizinhos e amigos, solidificando sua rede de suporte social na senectude. As unidades de registro que retratam a categoria foram agrupadas de maneira que, para o idoso, ter qualidade de vida é "ter um bom convívio social com todos, particularmente com vizinhos e amigos; um bom relacionamento familiar, incluindo uma boa criação e educação dos filhos e netos;capacidade para estabelecer contato com as pessoas e fazer novas amizades; e um bom relacionamento com o cônjuge."
Categoria 2 – Mantendo uma boa saúde (38,9% - 142 idosos): destes, 29% (41 idosos) relativos especificamente aos hábitos saudáveis. Para eles, qualidade de vida é poder adotar hábitos de vida considerados saudáveis, relativos à alimentação, ao sono, à prática de exercícios físicos regulares e ao não uso de drogas."Ter uma alimentação balanceada; dormir adequadamente; praticar esportes; e não usar droga são indispensáveis para a manutenção da qualidade de vida."
Categoria 3 – Mantendo o equilíbrio emocional (34,25% - 125 idosos): promover qualidade de vida é dispor de tranqüilidade, bom humor e sentir-se satisfeito com a vida, atributos relativos a saúde mental que ajudam os idosos a se manterem fortalecidos no enfrentamento das atividades diárias e dos desafios impostos pela vivência. As unidades de registro que compõem a categoria foram agrupadas de tal maneira que, para o idoso, ter qualidade de vida é relatado como "ter motivação para as atividades diárias e para novas atividades e/ou desafios; tranqüilidade; satisfação com a vida; bom humor e estabilidade emocional, mesmo em situações desfavoráveis."
Categoria 4 – Acumulando bens materiais (28,5% - 104 idosos): significa que, ao longo da vida, a pessoa precisa ir conquistando e reunindo bens que possam contribuir para a sua segurança e conforto na senectude. Para tanto, acham necessário ter um bom salário, sabendo poupá-lo, bem como dispor de casa própria. São condições que poderão lhes conferir autonomia quanto: à alimentação, vestuário, transporte, obtenção de eletrodomésticos, assistência médica e medicamentos necessários. As unidades de registros que retratam a categoria foram agrupadas e expressas de tal maneira que, "conquistar a vida com qualidade é ter um bom salário; saber utilizar o dinheiro sem fazer dívidas; poder comprar alimentos, vestuário, eletrodomésticos e automóveis; ter conforto; ter casa própria; poder consultar médicos particulares e comprar os remédios necessários."
Categoria 5 – Tendo lazer (22,46% - 82 idosos): significa entretenimento, conjunto de atos que promovem divertimento, distração e relaxamento, contribuindo para a qualidade de vida dos idosos, tais como: "viajar, passear, andar de bicicleta, ouvir música, dançar, plantar, pescar, fazer churrasco, encontrar amigos, jogar baralho, cuidar de animais de estimação e fazer algum tipo de artesanato como bordado, tricô ou crochê."
Categoria 6 – Trabalhando com prazer (6,3% - 23 idosos): significa que o trabalho, principalmente quando desempenhado com prazer, é um meio para se obter qualidade de vida.
Categoria 7 – Vivenciando a espiritualidade (8,22% - 30 idosos): significa a adesão a um conjunto de dogmas e doutrinas que constituem a anuência pessoal aos desígnios e manifestações relativas à religião e, portanto, para os entrevistados,"qualidade de vida é, também, ter religião e fé."
Categoria 8 – Praticando a retidão e a caridade (4,93% - 18 idosos): significa a sua satisfação em poder praticar a solidariedade e a honestidade. As unidades de registros que representam a categoria foram agrupadas de tal maneira que qualidade de vida para o idoso é, também, poder "praticar o bem junto ao seu semelhante e saber que é honesto, não prejudicando, mas ajudando o semelhante, e cumprir adequadamente suas obrigações."
Categoria 9 – Acessando o conhecimento (4,11% - 15 idosos): qualidade de vida significa ter acesso à educação, apropriando-se de conhecimentos no decorrer da vida, por meio de estudos e leituras. As unidades de significação que compreendem a categoria acessar conhecimento como componente da qualidade de vida são: "poder ler e estudar ou mesmo ter estudado no passado."
Categoria 10 – Vivendo em ambiente favorável (2,46% - 9 idosos): qualidade de vida significa poder morar em locais tranquilos, onde ainda se consegue preservar a segurança e a despoluição ambiental. Para eles, ter qualidade de vida é "poder viver em locais seguros e despoluídos, como se preserva ainda no campo, viver em um ambiente não poluído e sem violência"
Categoria 11 - Não respondendo (3,56% - 13 idosos): significa aqueles idosos que preferiram omitir significados à qualidade de vida, tais como: "eu não saberia responder".
Um dos idosos entrevistados, afirmou que qualidade de vida é "uma condição variável de pessoa para pessoa".
Após a palestra houve aferição de pressão arterial, peso e altura, exame de diabetes e acuidade visual realizada pela Equipe de Saúde da UBS local.
Fotos:

Palestra: “A leitura e a escrita na Educação de Jovens e Adultos” - Profª Dra Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto – UNESP/Marília

Professores em geral e alunos das Faculdades de Pedagogia do município de Marília participaram no dia 14 de novembro da palestra com a Profª Drª Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto da UNESP – Campus de Marília. A palestra abordou aspectos de grande relevância em relação ao trabalho com leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, a professora Cyntia destacou “o conhecimento como fator de desenvolvimento e humanização”, mencionando ainda que “a apropriação da linguagem escrita é o elemento que mais transforma o sujeito”.
O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Educação e foi uma das muitas atividades desenvolvidas na “I Semana de Interação e Cultura da EJA”.
Fotos:

25 novembro 2013

ENTREVISTA COM BRENO SILVEIRA E ELENCO DE GONZAGA – "DE PAI PRA FILHO"

Entrevista-Festival-do-Rio-2012-Gonzaga-de-pai-pra-filho
Da esquerda para direita: Silvia Buarque, Land Vieira, Julio Andrade e Breno Silveira (Foto: Tiago Canavarros)
Em entrevista realizada no Pavilhão do Festival do Rio 2012, localizado no Cais do Porto, o diretor Breno Silveira, em presença dos atores Julio Andrade, Silvia Buarque, Land Vieira, falou sobre o filme biográfico de dois grandes artistas da história da música brasileira, Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, chamado Gonzaga – De Pai pra Filho.
Breno Silveira conta com o boca-a-boca e a manutenção do filme em circuito para atrair o público ao cinema
O longa metragem de R$ 12 milhões, que teve ótima recepção na abertura do evento, na última quinta feira (27/09) no Cine Odeon (Centro do Rio de Janeiro), é tido como uma grande esperança de bilheteria, em um ano marcado , até então, com baixa presença de público em filmes nacionais, à exceção da comédia E aí… Comeu?, de Felipe Joillly.
Entretanto, Silveira fez questão de frisar que não alimenta grandes expectativas. Ele acredita principalmente na força do “boca-a-boca” para atrair mais gente aos cinemas, assim como ocorreu no seu longa de maior sucesso, Dois Filhos de Francisco, em 2005, que chegou à marca de mais de 5 milhões de espectadores, sendo que, nas primeiras duas semanas, o longa não tinha sequer chegado a 700 mil pessoas. Por isso, além de contar com a propagação entre as pessoas, o diretor ressalta a importância da manutenção do filme em cartaz, por parte dos exibidores.
Ainda segundo o autor, Gonzaga – De Pai pra Filho é um projeto iniciado há 7 anos, que ele fez questão de cuidar minuciosamente para que não faltasse nada na construção fílmica da biografia do Rei do Baião e seu filho, e elogiou à equipe técnica pelo trabalho feito na direção de arte e o elenco, notadamente o ator Júlio Andrade, que fez Gonzaguinha adulto.
Para a vaga de Gonzagão, foram 5 mil inscritos, comprovando a força que o compositor de “Asa Branca” tem. Entre tantos candidatos, o diretor escolheu alguém que soubesse cantar, tocar, atuar e também se parecia fisicamente com o músico. O ator Chambinho, que interpreta o Gonzaga na fase adulto, embora não tenha os traquejos cênicos, conseguiu conciliar bem os requisitos.
Breno Silveira tem consciência absoluta de que era impossível relatar todos os momentos da história de pai e filho, mas, acredita que conseguiu fazer um filme para além do mito: “Gonzaga é um filme em que o brasileiro se vê, entra em contato com parte da história cultural do país por intermédio da trajetória de dois grandes ídolos genuinamente brasileiro. Fonte

Alunos da EJA participam da Exibição de filme no “Cine Esmeralda”.

Como parte da programação da I Semana de Interação e Cultura da EJA os alunos participaram da Exibição de filme no “Cine Esmeralda”. 
GONZAGA – DE PAI PARA FILHO
No ano em que é comemorado o centenário do "Rei do Baião", chega aos cinemas o filme Gonzaga - De Pai Para Filho, assinado por Breno Silveira (diretor de 2 Filhos de Francisco).
O longa retrata a relação entre o sanfoneiro de enorme apelo popular Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991), que nunca foi valorizado como artista pelo pai.
Um pai e um filho. Dois artistas e dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos. Um de direita, o outro de esquerda. Apesar de tantas diferenças, um ponto em comum: a música que emociona o Brasil até hoje.
O elenco reúne nomes como Chambinho do Acordeon, Julio Andrade, Adélio Lima, Nanda Costa, entre outros.
Trailer
“Gonzaga” narra reencontro de pai e filho na vida e na música
O filme enfoca a trajetória do pai, conhecido como o Rei do Baião e responsável pelo hino nordestino Asa Branca, em parceria com o advogado e compositor Humberto Teixeira. O espectador acompanha a vida pessoal e artista de Luiz Gonzaga, desde sua pobre adolescência (vivido por Land Vieira) em Exu, em Recife, onde teve o seu primeiro contato com a sanfona, e também com o amor. Entretanto a paixão por Nazarina (Cecilia Dassi) não tinha a menor simpatia pelo pai Coronel (Domingo Montagner), dono do latifúndio onde seus pais são empregados, e que o ameaçou de morte, fazendo o jovem se refugiar no exercito.
Passado esse momento, Luiz Gonzaga (agora interpretado por Chambinho, que se não tem dotes cênicas, compensa na habilidade com o arcordeon) resolveu correr atrás de seu sonho indo em direção ao Sul, Rio de Janeiro, para viver de xote, xaxado e baião.
Esses dois aspectos são vistos a partir de um flashback iniciado com o reencontro marcado por um acerto de contas entre pai (Adélio Lima), agora falido, e o filho contestador no auge de sua carreira. Gonzaguinha (Júlio Andrade, em excelente atuação), negligenciado durante toda sua vida pelo pai, mal tratado pela madrasta Helena (Ana Roberta Gualda) e criado no Morro carioca de São Carlos pelos padrinhos Dina (Sílvia Buarque) e Xavier (Luciano Quirino) leva ao encontro toda a sua lamúria e contestação causada pela ausência do pai, e faz do cotejo uma chance de descobrir Luiz Gonzaga além do mito. Fonte
Fotos:

Exposição de fotos da EJA tiradas pelo fotógrafo Adilson Dantas.

I SEMANA DE INTERAÇÃO E CULTURA DA EJA.
Abertura da semana no “Esmeralda Shopping” com exposição de fotos da EJA tiradas pelo fotógrafo Adilson Dantas.

CURRÍCULO ARTÍSTICO 
Fotógrafo: Adilson Dantas 
· Curso de fotografia com o professor e fotógrafo mariliense Marcelo Sampaio 
· Participou de concursos e salões promovidos pela Câmara Municipal de Marília: 
- Marília através de seus fotógrafos 
- Marília e seus poetas 
- Marília: ontem e hoje 
· Concurso de fotografia Marília em foco: rostos e lugares 
· Concurso de fotografia promovido pelo H&K Foto e vídeo 
- Prêmio Foto Flagrante (Dormentes) 
- Prêmio pelo conjunto apresentado 
· 9º Salão de Arte Contemporânea de Marília com a foto “Coração Bobo” (2011) 
· Oficina fotopoesia "Marília de Dirceu" promovida pela Galeria Municipal de Artes de Marília (2013) 
· Workshop com o fotógrafo e arte-educador Alexandre Marcelino sobre iluminação e composição em retratos promovido pela Galeria Municipal de Artes de Marília (2013) 
· Exposição individual “Alma Caipira” na Galeria Municipal de Artes de Marília (2013) 
· 10º Salão de Arte Contemporânea de Marília com as fotos “Cabeça dinossauro” e “Farkas releitura” (2013) 
· Mapa Cultural Paulista 2013-2014 Fase Municipal com as obras “Metáfora”, “O que sobrou da chuva” e “Procissão” 
· 8ª Mostra Coletiva “Tributo à Beleza Negra” - Exposição fotográfica “Beleza Negra” na Galeria Municipal de Artes (2013) 
Fotos:

24 novembro 2013

Alunos constroem casa com caixinhas de leite

Um projeto da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Geralda Cesar Vilardi, na zona Oeste de Marília, mobilizou os alunos da unidade de ensino por cerca de sete meses. Por meio da reciclagem e do reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como caixas de leite e tampas de garrafas pet, os alunos construíram uma casa. A ação, além de divertir as crianças da escola, também possibilitou o envolvimento das famílias com o aprendizado dos estudantes. Em anos anteriores, os alunos da EMEF já tinham produzido puffs com garrafas pet e até brinquedos. Para este ano, segundo a professora Lilian Castilho Fonseca, o ideia era elaborar alguma coisa diferente. 
“Foi quando encontrei pela internet o projeto de uma casa feita com caixas de leite e resolvemos aplicar a proposta aqui na escola”. De acordo com a professora, os alunos da escola arrecadaram 870 caixas de leite. “Eles já trouxeram as caixinhas limpas de casa. Com isso, já iniciamos o envolvimento das famílias, que ajudaram as crianças a separar e limpar o material”, destacou. 
Os cerca de 90 alunos dos 4º anos envolvidos com a construção da casa queriam produzir um espaço para que os mais novos – os alunos do 1º ano – pudessem brincar. 
“A partir disso, os pais doaram cola quente e ofereceram ajuda para montar a casa. Um pai que é montador de móveis ajudou com a porta e as janelas”, disse Lilian. O mais importante, segundo a professora, é a consciência de sustentabilidade desenvolvida pelas crianças e retransmitidas por elas para suas famílias. “As crianças perceberam a quantidade de lixo que produzidos e que pode ser descartada na natureza”, lembrou. Os alunos também produziram um painel com tampas de garrafas pet com o nome da escola. Agora, eles estão em fase de produção de uma bandeira do Brasil com a mesma técnica. Fonte
Casinha de caixa de leite (Projeto Reciclagem)
PROFESSORES:
LILIAN
ALESSANDRA
ADILSON

JUSTIFICATIVA
A finalidade da reciclagem é poder obter produtos sem que seja necessário recorrer aos recursos naturais existentes e assim contribuir para um planeta mais limpo e sustentável. 
OBJETIVOS
O projeto tem o objetivo de despertar a reflexão da comunidade sobre a importância da reciclagem, e assim, incentivar todos os envolvidos a participar mais dos programas de reciclagem e colaborar separando em casa o material para doar;
Estimular os alunos a pesquisar os assuntos abordados no Projeto (sustentabilidade, meio ambientem reciclagem, materiais reciclados ou não etc.);
Reduzir o descarte das embalagens no lixo;
Reconhecer a importância de termos atitudes hoje, para que tenhamos um “MEIO AMBIENTE” digno para as futuras gerações;
Construir materiais e brinquedos e objetos variados com materiais que seriam descartados. 
RECURSOS MATERIAIS 
  •  Caixas de leite, embalagens de amaciante, tampinhas de garrafa PET, entre outros
  • Cola quente, cola e tesoura.
  • Linha de nylon
  • Máquina fotográfica digital.
  • Material de papelaria diverso.
  • Internet.
TRABALHO INTERDISCIPLINAR 
  • O conteúdo de todas as Áreas dos Conhecimentos pode ser aproveitado para trabalharmos com a reciclagem. Por exemplo, textos pesquisados sobre os materiais, duração, etc.; tabelas, estimativa e quantidade acumulada, impacto ambiental e social das ações, confecção de objetos, entre outras.
CULMINÂNCIA 
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na exposição de final de ano na escola;
  • Doação de 3 casinhas feitas com caixas de leite longa vida para os primeiros anos;
  • Confecção cortinas e composições de desenhos com tampinhas que podem ser usados como tapete ou quadros na escola. 
MÃOS À OBRA
Demos início ao trabalho. Todos os alunos sabem o propósito de nosso trabalho com a reciclagem. Num primeiro momento, confeccionar 3 casinhas de caixas de leite, uma para cada um dos primeiros anos. O projeto da casinha é de conhecimento de todos e estudado na matemática. Para começar, organizamos as turmas em grupos, de forma que cada qual ficasse responsável por um trabalho: separar o jornal para encher as caixas de leite, separar as tampinhas, encher as caixas com jornal, colar as caixas com os professores e armazenar em sala. O passo posterior será começar a fazer as paredes da casinha. Todos os alunos se envolveram nas atividades e, num instante, demos conta do trabalho.
Fotos:

22 novembro 2013

Palestra: “O ensino da Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos”

Voltada a pessoas que não puderam concluir seus estudos na idade própria, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) proporciona ao aluno a oportunidade de elevar sua escolaridade por meio de novos conhecimentos que podem ser utilizados nas diferentes relações cotidianas.
No dia 13/11/2013 no Auditório da Secretaria Municipal da Educação aconteceu a Palestra: “O ensino da Matemática no contexto da Educação de Jovens e Adultos” ministrada pelo Prof. Joaquim Bento Feijão da Secretaria Municipal da Educação de Marília como parte dos eventos ocorridos na  I Semana de Interação e Cultura da EJA 
Público-alvo: professores em geral e alunos de graduação do curso de Pedagogia das Faculdades do município.
Fotos:

Reunião com professoras coordenadoras e diretores de EMEF e EMEFEI

preto e branco
No dia 18/11/13 tivemos mais uma reunião com as professoras coordenadoras e diretores de EMEF e EMEFEI para tratarmos dos seguintes assuntos:
  1. Proposta do 1°, 2°, 3° anos (análise do quadro de direitos de aprendizagem que constam na proposta pedagógica da SME). 
  2. Visão da SME 
  3. Alfabetização: ensino da leitura (compreensão) e da produção de textos. 
  4. Alfabetizar na perspectiva de: ensinar a ler e a escrever como práticas culturais. 
  5. Ao final do 2°ano todos os alunos devem ter conquistado a compreensão do sistema de escrita alfabético em situação discursiva; 
  6. 3°ano - consolidação do processo: leitura e produção de diversos gêneros.

Para isso:
· O ensino parte de uma situação discursiva e chega a uma situação discursiva. 
Dessa forma, não há sentido em iniciar o processo de alfabetização tendo como ponto de partida letras isoladas, sílabas e palavras, ou mesmo textos que não se configurem para as crianças como tal, não possuindo valor linguístico por se apresentarem enquanto um conjunto de sinais que em nada comunicam para os sujeitos. 
Ensino do SEA (Sistema de Escrita Alfabético) como parte do processo – nem ponto de partida, nem chegada.
Arquivos utilizados:

21 novembro 2013

ALUNOS DAS EMEFs SÃO PREMIADOS POR IMPORTANTES AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A preservação do meio ambiente é um tema constante no currículo das escolas municipais de Marília. Orientar os alunos e desenvolver ações de conscientização para minimizar os danos à natureza são práticas incentivadas na rede municipal de ensino. Com este intuito, a Secretaria Municipal da Educação em parceria com Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lions Clube de Marília e Oleoquímica Brasil Indústria e Comércio firmaram uma parceria para ações concretas de preservação do meio ambiente. Foram propostas duas ações às escolas municipais: concurso de criação de poesia, a partir do filme “Sem florestas” com tema: Educação Ambiental e a Coleta de óleo vegetal saturado cujo objetivo foi minimizar o dano do óleo de cozinha no ambiente. As escolas e os alunos participantes arrecadaram um total de 7.968 litros, uma média de 7 litros por aluno. Os alunos e as escolas foram premiados pela participação. Para a classe que arrecadou mais óleo foi oferecido um passeio ecológico e, aos alunos que conseguiram mais produto em 1º lugar: um tablete e 2º lugar: bicicleta aro 26. Aos alunos participantes das ações por meio da poesia, em 1º lugar: um tablete e em 2º lugar bicicleta aro 26. 
A cerimônia de premiação das ações ocorreu na noite do dia 20 de novembro, às 20 horas na sede do Lions Clube de Marília (sede social da Legião Mirim), presidida pela gestora do projeto de conscientização ambiental e presidente do Lions, Elizabeth Carraro. Participaram do evento o Secretário do Meio Ambiente Leonardo Mascarim, Valter Ernandes Rodrigues (diretor comercial da Oleoquímica Brasil) e a Secretária da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel, foi representada pela Supervisora de Ensino Márcia Vinholo. As escolas classificadas foram representadas por seus respectivos gestores: EMEFEI “Chico Xavier”, diretora: Elen Ferreira Gonçalves; EMEF “Profª. Myrthes Pupo Negreiros”, diretora: Nádia Maria Julian; EMEF “Prof. Paulo Reglus Neves Freire”, diretor: Fábio Borges dos Santos e EMEFEI “Roberto Caetano Cimino”, diretora: Marilu Alves Angelo Pereira. Na classificação final as escolas que mais arrecadaram o produto foram: EMEF Myrthes Pupo Negreiros, 1.529 litros e EMEFEI Roberto C. Cimino, 1.454 litros. As classes que mais arrecadaram óleo foram: 4ª Ano A da EMEF Myrthes Pupo Negreiros, com 1.264 litros e 4º Ano A da EMEFEI Roberto Caetano Cimino, com 1.192 litros. Os alunos premiados foram: Pedro Henrique Vechiatti Forcemo (EMEFEI Roberto C. Cimino, 1.152 litros) e Sérgio Ludovico Caires (EMEF Myrthes Pupo Negreiros, 1.112 litros). No quesito poesia foram premiados os alunos em 1º lugar, Samuel Icaro Marrone – 4º C da EMEFEI Chico Xavier e em 2º o educando Gabriel Jorge da Silva - 4ºD da EMEF Prof. Paulo Reglus Freire. Após a cerimônia de premiação, o Lions Clube de Marília, ofereceu um delicioso jantar aos participantes e convidados. 
Fotos:

20 novembro 2013

Convite da Formatura de EMEI

"O segredo da genialidade é carregar o espírito da infância na maturidade".

Convite da Formatura de EMEI


"Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai".

Alunos da rede municipal participam da 7ª edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro

Alunos do 4° ano da EMEFEI Chico Xavier participaram, neste dia 19, do maior evento das estradas brasileiras: a Caravana Siga Bem Caminhoneiro. Com uma belíssima apresentação de coral em libras, regidos pelo professor Wagner, os alunos emocionaram os presentes. Em seguida, participaram de brincadeiras e atividades na “Carreta Palco”, organizadas pelos próprios integrantes da Caravana Siga Bem. Já na “Carreta de Palestras” foi realizada uma exposição sobre segurança no trânsito, com agentes da Policia Rodoviária Federal, importantes parceiros do projeto.
O evento ocorreu nas dependências do Auto Posto Gigantão, localizado na Rodovia SP 333 que liga Marília à São José do Rio Preto. Patrocinada pela Petrobras, Petrobras Distribuidora, Volvo Caminhões e Grupo CCR, a 7ª edição da caravana trouxe promoções, diversão, cultura, conhecimento, responsabilidade social e, é claro, muita alegria não só aos caminhoneiros, mas também a toda comunidade.
Fotos: