Image Map

19 junho 2014

A bandeira e seu protocolo

A bandeira nacional é o símbolo de um país, portanto é fundamental manuseá-la com cuidado utilizando-a corretamente. 
Regulamento na utilização de bandeiras 
• Sendo a bandeira um símbolo do país, não deve estar suja ou rasgada. 
• Deve-se levantar a bandeira até o topo do mastro. Em caso de hastemento em tripé, a bandeira nunca deve tocar o chão. 
• Em caso de hasteamento simultâneo de 2 bandeiras nacionais, elas devem ter o mesmo tamanho (o mesmo ocorre quando são colocadas na parede). 
• Não é permitido hastear uma bandeira estrangeira sem haster a do próprio país. 
• Não é permitido hastear 2 bandeiras em um mesmo mastro. 
• A ordem de importância das bandeiras segue da esquerda para a direita (visto de frente). 
• Normalmente, bandeiras de associações e entidades não são hasteadas em conjunto com as bandeiras nacionais. Caso isso ocorra, as bandeiras nacionais devem ser maiores e devem ser posicionadas em lugar mais alto dos que as demais. 
• Em caso de hasteamento de bandeiras de diversas categorias, a bandeira de maior importância deve ser hasteada em primeiro lugar. 
• As bandeiras devem ser hasteadas com o nascer do sol, ou no início do evento, e arriadas ao pôr-do-sol, ou no final do evento. 
• Em caso de luto, costuma-se hastear a bandeira a meio-mastro. Nesses casos, a bandeira deve ser hasteada até o topo e abaixada até a metade do mastro. Para arriá-la, é necessário hasteá-la novamente até o topo para depois poder abaixá-la. 
• Faz parte do protocolo internacional, ficar em sentido ereto em sinal de respeito à bandeira durante o seu hasteamento. 
Como hastear a bandeira 
• Para hastear somente a bandeira do país, ela deverá ser colocada no lado esquerdo do edifício, logo após a entrada pelo portão.

Para hastear 2 bandeiras nacionais 
Via de regra, a bandeira mais importante é aquela pertencente ao próprio país. Porém, nos dias de hoje é possível notar a manifestação de grande respeito em relação aos outros países no ato de posicionar a bandeira nacional estrangeira em posição de destaque, no lado esquerdo (vista de frente) 
Bandeira de mesa 
As bandeiras de mesa seguem o mesmo protocolo do hasteamento.
Hastear bandeiras nacionais juntamente com institucionais 
Sendo a bandeira o símbolo de um país, deve se evitar ao máximo o hasteamento das bandeiras de diferentes categorias. Porém, em caso de extrema necessidade, as bandeiras nacionais devem ser maiores do que as institucionais e hasteadas em mastros mais altos
Bandeira da ONU
O regulamento da ONU datado de 20 de outubro de 1947 diz que : “A bandeira da ONU não deve estar abaixo das bandeiras nacionais. Ela deve ter o mesmo tamanho e ser hasteada simultaneamente e na mesma mesma altura das demais”. Fonte

O Projeto de Lei Nº 55-2012 de 09 de maio de 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade do hasteamento da Bandeira do Município de Marília, em conjunto com as Bandeiras Nacional e Estadual.

A Secretaria Municipal da Educação orienta que todas as Escolas Municipais devem executar o hino Nacional e de Marília pelo menos uma vez por semana.
Para saber mais: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário