Image Map

20 abril 2017

Educação municipal e Universidades articulam parcerias para formação continuada

Reunião realizada na sede da secretaria entre equipe da
Secretaria de Educação e da Unesp Marília 
Em maio, auxiliares de escrita e de direção da rede terão curso sobre registro escolar do aluno

Parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp – Campus de Marília – proporcionará oportunidades de qualificação aos servidores da rede municipal de ensino. A primeira parceria deste ano já está definida e contemplará auxiliares de escrita e auxiliares de direção das escolas, já no próximo mês. Reunião na sede da secretaria esta semana articula novas atividades.

O Secretário Municipal de Educação, professor Beto Cavallari, destacou que as universidades são parceiras estratégicas para a excelência de ensino que o município deseja. As interfaces são diversas e a cooperação beneficia professores e alunos. “A universidade e os servidores do ensino básico estão conscientes de que precisamos construir pontes, para que o conhecimento Acadêmico possa fluir por todos os ciclos da Educação Básica Municipal, e vice-versa”, disse Beto.

A parceria foi alinhavada sob a liderança de Mariângela Spotti Lopes Fujita, ex-diretora e atual docente da Unesp, e o também professor Marcelo Fernandes de Oliveira, do Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais (Igepri)

Nesta primeira iniciativa, o curso oferecido será de 16 horas e terá como público-alvo profissionais que trabalham com os registros escolares. A capacitação será ministrada por docentes da área de biblioteconomia e as aulas acontecerão na sede da própria secretaria.
Professor Beto Cavallari, secretário municipal de Educação

O professor Joaquim Bento Feijão, coordenador de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação, explica que além de se apropriar de conhecimentos para melhoria do registro da vida escolar do aluno, os auxiliares de escrita e auxiliares de direção também serão capacitados para um resgate dos registros históricos do estabelecimento onde trabalham.

“O curso faz parte do programa de extensão universitária da Unesp. Será oferecido sem nenhum custo para o município, num processo colaborativo em que todos ganham. Temos dialogado muito”, disse o educador.

O curso também favorece os servidores, com a obtenção de pontos para a progressão profissional. O estímulo para a adesão começa com as equipes pedagógicas da Emeis e Emefs, que levam aos diretores a informação sobre as novas parcerias e oportunidades.

A expectativa para o futuro, comenta o professor Beto Cavallari, é oferecer novos cursos, inclusive especialização Latu Sensu. Alguns cursos devem chegar sem nenhum custo para os servidores da Educação. Para que esse sonho possa se tornar realidade, são necessários estudos para definir o modelo de parceria adequado. 

Além da Unesp, a secretaria de Educação de Marília mantém relacionamento com outras instituições de ensino superior, como a Unimar e o Univem. Já desenvolveu parcerias também com instituições de outros níveis de ensino, como o Centro Paula Souza.

Recentemente, inclusive, Beto e a equipe do município receberam a visita da pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, e o professor de pós-graduação e Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, ambos da Universidade de Marília. Em pauta, projetos educativos voltados para as escolas municipais e a oferta de vagas no curso de Libras, oferecido gratuitamente pela instituição.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis / Imprensa PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário