Image Map

16 maio 2017

Educadores de Marília participam de seminário sobre desenvolvimento infantil em SP

Secretário Beto, com a equipe de supervisoras das Emeis de
Marília; incentivo ao conhecimento
Servidores estarão no evento ‘A inspiração Pikleriana: a pedagogia dos detalhes na relação e nos cuidados com bebês e crianças’

Dez profissionais que atuam em Emeis (escolas municipais de ensino infantil) e quatro servidores da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Marília embarcam para a Capital do Estado, esta semana, para participar do Seminário ‘A inspiração Pikleriana: a pedagogia dos detalhes na relação e nos cuidados com bebês e crianças’. A iniciativa faz parte do programa de capacitação da pasta, intensificado em 2017.

O secretário municipal de Educação de Marília, professor Beto Cavallari, reiterou o empenho para que os professores, coordenadores, diretores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADEs) e atendentes de escola, entre outros grupos profissionais da rede, participem de atualizações e ampliem os conhecimentos.

 
“Valorizamos a importância da diversidade de métodos, de caminhos pedagógicos que os servidores da educação devem possuir para realizarem suas atividades com a máxima qualidade possível. Por isso a formação e o aperfeiçoamento profissional são importantes objetivos na Secretaria de Educação”, disse o educador Beto Cavallari

Sandra Letícia Pichler, integrante da equipe pedagógica, relata que as Emeis atendem crianças de quatro meses a dois anos e explica a importância do evento. “Teremos a oportunidade de aprofundar o estudo sobre o relacionamento bebê/adulto dentro da abordagem Pikleriana, ampliando nossos conhecimentos sobre princípios que promovem o pleno desenvolvimento infantil e refletindo sobre nossas práticas cotidianas, com crianças da primeira infância”, disse.

São compreendidos como princípios, na abordagem Pikleriana, a valorização do vínculo entre cuidador (e/ou mãe) e o bebê; o reconhecimento e o respeito à individualidade dos bebês; a promoção da autonomia através da liberdade de movimentos, do brincar livre; e o respeito ao tempo e espaço necessário ao desenvolvimento sadio.

A abordagem foi criada pela pediatra húngara Emmi Pikler, diretora e pesquisadora do Instituto Lóczy, uma instituição de acolhimento em Budapeste que, após seu falecimento (1984), passou a se chamar Instituto Emmi Pikler. Hoje suas ideias se espalharam pelo mundo todo.

O seminário com a facilitadora Josiane Pareja Del Corso (diretora do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica) é gratuito e tem vagas limitadas. O evento será realizado na próxima terça-feira (23), das 13 às 17h, no Teatro Cáritas, em São Mateus.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário