Image Map

22 maio 2017

Educação municipal abre programação da VII Sipat

Equipe da Cipa com o Secretário Beto Cavallari
Professor Beto Cavallari, titular da pasta, destacou a importância da prevenção

Está aberta a VII edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da Secretaria Municipal de Educação. Entre segunda (22) e sexta-feira (26) serão realizadas palestras, dinâmicas e outras atividades sobre o tema. O objetivo é munir os trabalhadores com informações, para que possam avançar em segurança e qualidade de vida.

A pasta conta com cerca de 2.140 servidores, entre professores, atendentes de escola (merendeiras), auxiliares de desenvolvimento escolar, auxiliares de serviços gerais, motoristas, auxiliares de escrita, professoras-coordenadoras, auxiliares de direção e diretoras de escolas.

Presidente da Cipa, Simone Murcia,
destaca alguns temas da programação
A Sipat é organizada pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), cuja presidente atual é a auxiliar de serviços gerais Simone Murcia Tavares, que atua na sede da secretaria. A gestão 2016/2017 termina no mês de julho.

“Serão duas palestras por dia, com temas de interesse dos trabalhadores. Os assuntos são diversos, não ficam apenas focados na segurança do trabalho, mas também do bem-estar do servidor”, disse a presidente. 

A Sipat é promovida com parcerias. Organizações como o Corpo de Bombeiros e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) participam. Para definir os temas, os 14 integrantes da Cipa se reúnem e buscam os convidados de acordo as principais necessidades dos trabalhadores.

Entre os profissionais de Educação, conforme Simone, um risco verificado como altamente incidente são as quedas. Muitas vezes, na tentativa de evitar que as crianças caiam se me machuquem devido ao hábito de correr, é o profissional que caem e podem até sofrer afastamento.

Beto faz a abertura da Sipat 2017
Também são comuns as queixas de doenças ortopédicas, na maioria das vezes por esforço repetitivo. “Merendeiras, professores, serviços gerais, principalmente, estão bastante sujeitos a esse tipo de problema”, exemplifica a presidente da Cipa.

Na abertura do encontro, o professor e titular da pasta, Beto Cavallari, lembrou que a Sipat é uma realização dos próprios servidores. Ele destacou e agradeceu o empenho dos atuais membros da Cipa pela organização do evento.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis



Nenhum comentário:

Postar um comentário