Image Map

23 junho 2017

Educação conclui capacitação para novos integrantes da Cipa


Professor Beto Cavallari, com profissionais da secretaria municipal de Educação e instrutores

Quedas de professores e demais profissionais estão entre os acidentes mais comuns

A Secretaria Municipal de Educação concluiu, nesta sexta-feira (23), o curso de capacitação para novos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). O treinamento, com um total de 20 horas, transcorreu durante a semana. Além de compartilhar conhecimento, o grupo recentemente eleito também diagnosticou pontos a serem fortalecidos e definiu estratégias para redução de acidentes.

Além das lesões por esforços repetitivos, um dos acidentes de trabalho que mais afastam servidores da rede de ensino é a queda. Professores e profissionais de educação estão sujeitos a um “tombo” principalmente quando precisam intervir, com muita rapidez, para garantir a segurança das crianças.

Obstáculos que podem ser criados acidentalmente por brinquedos, mesas e cadeiras fazem parte da rotina do profissional de educação. Há ainda os riscos para quem trabalha na higienização, manejo da merenda e manutenção predial.

A presidente da Cipa, Leila Regina Zilio Zambom (assistente técnica de Emei), estará à frente da comissão no período 2017/2018. Um dos pontos que estão sendo fortalecidos, segundo ela, é o fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para as atividades que necessitam destes recursos.

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, já anunciou a aquisição dos materiais. Em consenso, a comissão e o gestor definiram que serão realizadas capacitações relacionadas ao uso dos equipamentos.

Leila afirma que o treinamento será feito pelos próprios servidores especializados em segurança do trabalho do município. “A prefeitura tem pessoas muito capacitadas para instruir nosso pessoal. É possível ter uma redução significativa das ocorrências, com a garantia do fornecimento do EPI e seu uso adequado”, pontuou.

Para o secretário, é necessário restabelecer a cultura da segurança. Beto lembra que a gestão da Educação municipal mariliense está em reconstrução, em todas as áreas, incluindo a qualidade de vida dos professores, coordenadores, gestores escolares e demais profissionais. 

“Com o apoio dos servidores, as ações já começam a surtir efeitos. A Cipa é uma comissão de extrema importância para o bem-estar e a saúde do trabalhador. Cuidando e educando quem cuida e educa nossas crianças, também estamos melhorando nossos serviços”, finalizou.

Texto: Carlos Rodrigues
Foto: Júlio César de Carlis

Nenhum comentário:

Postar um comentário