Image Map

04 julho 2017

Secretário Beto Cavallari participa do ‘Semear Educação’; evento debate gestão de recursos

Beto Cavallari, com David Plank: discussões sobre o BNCC 
Professor defende planejamento para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

O secretário municipal de Educação de Marília, professor Beto Cavallari, participou na Capital do Estado do Seminário “Semear Educação”, evento organizado pelo TCE-SP (Tribunal de Contas de São Paulo), em uma parceria com a Fundação Lemann, Fundação Brava, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o governo paulista. 

O encontro reuniu cerca de 900 pessoas, entre secretários e coordenadores de escolares. Na oportunidade, foi divulgado o resultado de uma ampla pesquisa que revelou: o principal desafio dos gestores não é mais a falta de infraestrutura, mas sim as questões em torno da boa gestão do dinheiro público. Os números analisados são referentes a 2014.

Cerca de 900 diretores e coordenadores reunidos
O levantamento apontou que, em 2014, a média de gastos por aluno de todas as 645 redes municipais do Estado de São Paulo foi de R$ 5.558,47. O valor representa o equivalente a R$ 463 gastos por mês por aluno matriculado em uma escola municipal.

Para fazer o levantamento, o TCE usou os dados sobre quanto cada município investiu efetivamente em educação nos últimos anos. Os números saíram das contas municipais auditadas pelo próprio tribunal de contas. 

Entre os temas do encontro também foi abordada a implementação da Base Nacional Comum Curricular. “Defendemos que a BNCC seja adotada de forma planejada, inserida paulatinamente nos anos escolares. Uma implementação geral e generalizada pode causar rupturas irreparáveis no dia a dia das escolas”, disse o educador mariliense.

Durante o encontro, o secretário municipal Beto Cavallari teve o privilégio de dialogar com personalidades mundiais da Educação, como o professor David Plank, do Departamento de Educação na Stanford University e diretor do PACE  (Policy Analysis for California Education). 

Plank atua junto ao Ministério da Educação brasileiro, na construção da Base Nacional Comum Curricular para o país. “Foi uma experiência muito importante, que agora trazemos para Marília, para a nossa rede. Com isso podemos acompanhar as discussões mais recentes na área da educação e promover o aprimoramento constante”, destacou Beto Cavallari.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário