Image Map

01 setembro 2017

Alunos da rede municipal visitam Planetário de Brotas

Atividade pedagógica enriquece aprendizado e permite ver, na prática, conteúdo trabalhado nas salas

O conteúdo das aulas de Ciência saltaram dos livros, para alunos do 5º ano de duas escolas Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental de Marília). Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, os estudantes visitaram a Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo – na cidade de Brotas (220 km de Marília). Entre as atrações, um dos principais planetários do interior paulista.

A iniciativa beneficiou 60 alunos da Emef “Mário Covas” e 50 da Emef “Nivando Mariano dos Santos”. As duas instituições participam da edição 2017 da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). As atividades integram práticas da disciplina de Ciências do Universo.

Instalada na cidade turística, a Fundação CEU atrai estudantes de todo o Brasil. A entidade observa os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e mantém diversas atividades para contribuir com a aprendizagem. As atrações priorizam a vivência de campo, a interdisciplinaridade e a interatividade nos eixos temáticos Terra e Universo, Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade.

CIÊNCIA PRÁTICA

Em Brotas, os estudantes marilienses conheceram, além do Planetário, as instalações do observatório, a réplica de Stonehenge e de um dinossauro e outras atrações que fazem parte do complexo de turismo pedagógico. A coordenadora da Emei “Mário Covas”, Luciane Cristina Panes, conta que a reação foi de encantamento.

“Eles (alunos) ficaram impressionados. Nessa visita, tivemos a oportunidade da prática em relação ao conteúdo de ciências, de uma forma muito divertida e interativa. O centro de estudos é um lugar que favorece o aprendizado de forma muito eficaz”, destacou a educadora.

Débora Martins Ramos, coordenadora da Emei Nivando Mariano, destaca que a experiência na Fundação CEU permite “visualizar a teoria”. Mesmo com materiais ilustrados e aulas dinâmicas, o ensino das ciências do universo pedem a observação prática.

PLANEJAMENTO

O secretário municipal de Educação, professor Beto Cavallari, lembra que as visitas fazem parte do planejamento pedagógico e são imprescindíveis ao aprendizado. “Garantimos o transporte para as atividades externas e o suporte necessário aos professores, diretores e coordenadores. Estamos intensificando esse apoio, para tornar os projetos educacionais da rede ainda mais atraentes e enriquecedores. O cultivo do espírito científico proporciona isso", destacou o educador.


Desde o início do ano, a Secretaria já transportou alunos para 36 locais diferentes dentro de Marília, além das viagens externas, como Brotas (CEU) e Tupã (Museu Índia Vanuíre).

Em Marília, mais de 2.500 estudantes já visitaram locais como o Museu Pedagógico, Teatro Municipal, Bosque Rangel Pietraróia, Polícia Militar, Nikkey Clube, Aeroclube, Coca-Cola, Unimar, Fazendinha Caminho da Roça, Tiro de Guerra, Escolinha da Mata, Caoim, entre outros.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário